Sobre o ProCyD
ProCyD – Um Sistema Modular de Ensino Superior em Protecção de Dados e Cibersegurança para Apoio à Transformação Digital em Moçambique e na África do Sul é um projecto Erasmus+ CBHE (Capacitação no Ensino Superior), lançado em 2023, envolvendo Instituições de Ensino Superior, Agências Governamentais e Entidades da Sociedade Civil da África do Sul, Alemanha, Chéquia, Itália e Moçambique. O projecto visa introduzir ou reforçar a protecção de dados e a cibersegurança no ensino superior para apoiar a transformação digital em Moçambique e na África do Sul.
O projeto pretende apoiar as pessoas, a economia, a sociedade civil, o meio académico e os decisores políticos dos países parceiros para aproveitar as oportunidades da transformação digital e dominar os riscos associados. O projeto pretende dar o seu contributo através de um sistema modular de cursos para estudantes e professores de Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras.
O plano é conceber e implementar cursos em diferentes níveis nas instituições parceiras: um curso de qualificação básica geral (Curso de Consciencialização), bem como, novos programas de estudos em nível de licenciatura e mestrado. Como primeiro passo, para enfrentar o desafio de as IES parceiras não possuírem pessoal docente qualificado nas áreas em causa, 14 membros das instituições parceiras beneficiarão de um programa piloto de mestrado na Universidade de Masaryk, na Chéquia, durante o período de execução do projeto. Isto criará um grupo inicial de especialistas e docentes que garantirão a sustentabilidade do projeto.
Posteriormente, um programa de mestrado online sobre Protecção de Dados e Cibersegurança será desenvolvido e disponibilizado às IES parceiras numa IES na África do Sul, e cursos de graduação e pós-graduação, bem como, cursos de curta duração e workshops sobre os mesmos assuntos, serão introduzidos em universidades parceiras.
Objectivos
O projeto visa introduzir ou reforçar a proteção de dados e a cibersegurança no ensino superior para melhorar a qualidade do ensino e aumentar a sua relevância para o mercado de trabalho e a sociedade.
Em particular, os objetivos específicos do projecto são:
- Desenvolvimento Curricular: desenvolver um sistema modular de cursos para estudantes e professores de instituições de ensino superior (IES) parceiras.
- Treinamento: implementar cursos em vários níveis, incluindo cursos de qualificações básicas gerais e novos programas de licenciatura e mestrado.
- Programa Piloto de Mestrado: lançar um programa piloto de mestrado com semestres no exterior para criar um grupo inicial de especialistas e docentes, para garantir a sustentabilidade dos resultados do projeto.
- Colaboração Internacional: promover a cooperação entre universidades em Moçambique, África do Sul e Europa para partilhar conhecimento e melhores práticas.
Duração e Resultados esperados
O projeto tem uma duração estimada de 36 meses e espera-se alcançar os seguintes resultados durante esse período:
- Currículos melhorados em proteção de dados e segurança cibernética.
- Aumento do número de profissionais qualificados nestas áreas em Moçambique e na África do Sul.
- Colaboração internacional fortalecida e intercâmbio de conhecimentos.
- Contribuição para a redução da pobreza e da desigualdade através da transformação digital.